|
|
|
Gonzalo Cárcamo reconta em e-book o seu primeiro livro autoral: Modelo vivo, natureza morta
Publicado pela e-galáxia, livro de 2000 chega às prateleiras virtuais totalmente reformulado
Modelo vivo, natureza morta, primeiro livro autoral do ilustrador, caricaturista e artista plástico Gonzalo Cárcamo, chega às principais lojas virtuais do país totalmente reformulado pelo próprio autor e com a marca de qualidade editorial da e-galáxia. E por que republicar uma obra 13 anos depois? “Em pouco tempo a gente começa a notar imperfeições, a pensar que poderia ter feito melhor, que poderia omitir isso ou aquilo, que poderia ter sol, ter chuva, ser branco ou preto. O que prova definitivamente que os autores ou artistas não terminam a sua obra, apenas a interrompem”, explica Cárcamo.
A narrativa visual conta a história de um pintor e de um caçador. Um busca na natureza a criação, a poesia, os “modelos vivos”; o outro é o seu antagonista, o lado obscuro do homem, a “natureza morta”. Sem usar uma única palavra, o artista dosa ironia e lirismo para revelar as profundas contradições do homem moderno.
Uma curiosidade na obra é a homenagem que o ilustrador faz aos seus artistas favoritos: doze deles estão retratados na cena que representa a vernissage do pintor. E entre eles estão Goya, Matisse, Picasso e Rodin.
As aquarelas do livro são monocromáticas. “Estou convencido que vou dividir opiniões dos leitores a respeito da primeira publicação. Em todo caso, esta versão em monocromia foi somente ampliada”, conta o autor sobre a opção de modificar a obra original.
A outra novidade é a opção exclusiva pelo e-book. Para ele o modelo digital de alguma forma já faz parte do nosso cotidiano e quase todas as relações profissionais estão inseridas neste universo virtual. A distribuição mundial também contou na escolha do formato digital. “Este livro pode ser compreendido em toda parte, a história não foi traduzida, o idioma é a sequência de imagens”, completa Cárcamo, lembrando que a narrativa visual permite ser universal.
GONZALO CÁRCAMO é ilustrador, caricaturista, artista plástico com longa experiência na técnica da aquarela. Realizou algumas exposições de pintura no Brasil, Espanha e na sua terra natal, o Chile. Durante muito tempo trabalhou como cenarista de desenhos animados, chegando a participar em pequenos curtas para os estúdios da Walt Disney, na produtora HGN. Em 1986 publicou suas primeiras caricaturas no semanário Pasquim (Rio), dando inicio a uma longa jornada com publicações nos jornais e revistas mais importantes do Brasil e do exterior, conquistando notoriedade com suas aquarelas. Também atua como ilustrador de livros para várias editoras. Escritores de literatura, nacional e internacional, tais como Garcia Marquez, Machado de Assis e Eça de Queiroz, já tiveram publicações ilustradas por Cárcamo. Além do livro “Modelo vivo, natureza morta”, pela editora Paulus (edição esgotada); lançou “Aquarelas e variações sobre Paraty” pela Editora Luna; e pela Melhoramentos, dois livros infanto-juvenis: “As lorotas da cobra Gabi” e “A Fantasia do urubu Beleza”. Tem hoje o seu atelier (Altamira) no coração da Vila Madalena, em São Paulo, onde divide o seu tempo entre a criação artística e as aulas de aquarela.
UMA NOVA FORMA DE FAZER LIVROS
A e-galáxia, espaço cultural especializado em e-books, chega ao mercado editorial para oferecer conteúdo de qualidade, em edições caprichadas, a preços baixos e exclusivamente em formato digital. Com o domínio www.e-galaxia.com.br, o projeto é um ambiente de fomento à publicação. A e-galáxia oferece um sistema completo para contratação de profissionais do mercado editorial para transformar qualquer texto em um e-book bem editado e colocá-lo à venda nas principais lojas do país: Apple, Amazon, Livraria Cultura, Saraiva, Google play e iba. O autor tem acesso ainda a um ambiente online personalizado que possibilita acompanhar a movimentação das vendas, globais ou por loja, de um ou mais títulos. “Dessa forma, é possível alcançar transparência total no processo de vendas e pagamento de royalties, além de medir a eficácia das ações e planejar estratégias de vendas” – salienta Tiago Ferro, um dos idealizadores do projeto.
|